Analíticos de Imagem de CFTV – O que são e como eles podem facilitar sua vida? – Altima Tech

A tecnologia voltada para captação e gravação de imagens está cada vez mais avançada. A diferença de qualidade, resolução, definição e, até mesmo, design das câmeras atuais está muito superior ao que estava disponível no mercado há apenas alguns anos atrás. Além disso, os equipamentos responsáveis pela gravação das imagens também melhoraram muito sua capacidade de otimização de armazenamento e processamento de informações.

A maior revolução nos sistemas de CFTV foi o surgimento de softwares analíticos de imagens. Com esses softwares é possível utilizar câmeras para diversas funções que vão desde auxiliar operadores humanos, realizar contagens, emitir alertas ou fornecer indicadores que ajudarão você a tomar melhores decisões e alavancar o seu negócio.

Neste artigo, vamos citar alguns dos tipos de analíticos presentes no mercado, explicar como eles funcionam e dar exemplos de como eles podem ser úteis no seu dia a dia.

  • Linha virtual

Permite traçar linhas virtuais em determinados locais. Pode ser usada, por exemplo, para demarcar o perímetro do local onde está instalada e assim executar alguma ação caso alguém invada o lugar. Existe também a possibilidade de programar os sentidos em que as pessoas ou objetos devem “trafegar pela imagem”, o que torna possível realizar alguns tipos de contagem ou saber quando algo saiu do padrão.

  • Mapeamento de calor

Apesar do nome, esse analítico não está relacionado com alguma análise de temperatura. Na verdade, ele funciona por meio de uma câmera com uma lente capaz de captar imagens em 360° do ambiente onde está instalada.

O analítico de imagens pode fornecer uma representação gráfica do comportamento das pessoas no ambiente. É possível saber, de forma geral, por onde elas mais transitam, o caminho que a maioria escolhe e por quanto tempo permanecem em cada ponto do ambiente. Por possuir essas características, esse tipo de analítico é especialmente recomendado para lojas, mercados, shoppings e outros estabelecimentos similares. Com base nos indicadores fornecidos pelo sistema, é possível tomar decisões mais acertadas sobre a melhor forma de organizar o espaço, exibir os produtos, ou campanhas de marketing.

  • Detecção facial

O analítico tem o poder detectar e analisar a face das pessoas que passam pelo local, gerando informações, como por exemplo: sexo, idade e em alguns casos altura. Com base nas informações obtidas, é possível saber qual é o perfil do público que mais frequenta o ambiente.

  • Reconhecimento facial

Faz basicamente a mesma função da detecção facial, porém é capaz de registrar a face das pessoas em um banco de dados que posteriormente pode ser utilizado para o reconhecimento das mesmas. Com isso, é possível utilizá-lo para a elaboração de lista de acessos permitidos e não permitidos, por exemplo.

Dependendo do sistema empregado, o analítico tem uma precisão superior a 90%, sendo indicado até mesmo para situações onde muitas pessoas irão transitar pelo local.

  • Contagem de pessoas

É um sistema específico para a contagem de quantas pessoas entram ou saem de um determinado ambiente. Ele funciona basicamente com uma catraca virtual e pode ser instalado em vários acessos diferentes. Dessa forma, é possível saber com bastante precisão a quantidade de pessoas que estão dentro de um determinado local. Pode ser empregado com o objetivo de se obter uma média de clientes dentro de uma loja ou shopping, o que permite elaborar planos de marketing, segurança e evacuação de pessoas com muito mais exatidão.

  • Reconhecimento de placas

Funciona de forma similar ao reconhecimento facial, porém trata-se de uma solução voltada para veículos. Também é possível criar listas de acesso permitido ou não permitido com base em um banco de dados.

Pode ser empregado em casas, estacionamentos de empresas ou em condomínios. Dessa forma, você não depende do controle do portão, que pode ficar sem bateria no meio de um temporal, ou do reconhecimento de tags, que nem sempre funcionam na primeira tentativa, fazendo você ter que ficar indo para frente e para trás com o seu veículo até poder entrar.

Esperamos que este artigo possa ter ajudado você a entender melhor como funcionam diversos analíticos de imagem de CFTV e como essa tecnologia pode ajudar e facilitar o seu dia a dia. Existem ainda outros analíticos, mas esses nós vamos abordar em uma outra oportunidade. Fique atento para mais novidades.

One Response to Analíticos de Imagem de CFTV – O que são e como eles podem facilitar sua vida?
  1. Achei bem interessante a matéria.


[top]

Deixe seu comentário aqui!

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Powered by