Segurança Eletrônica para Proteção Residencial – O que você precisa saber? – Altima Tech

Hoje, infelizmente, a violência em nosso país está presente na vida de cada brasileiro. Todos nós já sofremos ou conhecemos alguém que já foi assaltado. Nem mesmo dentro do nosso local de trabalho ou na nossa casa, nos sentimos totalmente seguros.

Diante deste cenário, você decide recorrer ao uso da segurança eletrônica para deixar a sua residência mais segura, a fim de proteger quem você mais ama e o seu patrimônio conquistado com tanto esforço. Mas aí surgem algumas questões importantes, como por exemplo: O que eu preciso? Será que qualquer profissional ou empresa da área estão realmente habilitados a oferecer a solução adequada à minha necessidade?

Neste artigo procuramos responder a essas perguntas de forma simples e objetiva, para que você possa ser capaz de analisar as várias ofertas do mercado e encontrar a que vai te proporcionar o melhor resultado.

 O que eu preciso?

Quando falamos de segurança eletrônica, para a maioria das pessoas a primeira coisa que vem à mente são câmeras de monitoramento. Embora o CFTV (Circuito Fechado de TV) seja uma parte importante de um Solução de Segurança Eletrônica, ele é apenas um dos elementos que compõem um bom sistema de proteção.

Dessa forma, devemos encarar um Sistema de Segurança Eletrônica como sendo formado por várias camadas de proteção, que quando juntas e sobrepostas, oferecem eficiência e confiabilidade. Quando se trata de segurança, por experiência, devemos levar a sério o conceito de redundância e tentar imaginar as mais improváveis formas de alguém mal-intencionado entrar no ambiente.

Abaixo, vamos falar sobre algumas das tecnologias mais empregadas em soluções residenciais.

Cerca Elétrica

A função principal da cerca elétrica é impedir a entrada de intrusos dentro do ambiente. Ela faz isso por meio de choques elétricos que, embora não sejam letais, são capazes de atordoar e incapacitar partes do corpo por alguns minutos. Uma segunda função desse equipamento é advertir a qualquer um que aquele local está protegido e que não será fácil invadi-lo. O efeito de dissuasão é potencializado quando se trata de uma cerca elétrica de alta qualidade e robusta.

  • Sistema de Alarme

A função principal desse equipamento é detectar um intruso e gerar um alarme. Esse alarme pode ser feito por meio de sirenes no local, além de poder se retransmitido para pessoas específicas e empresas de monitoramento. Em equipamentos mais sofisticados, é possível transmitir esse alarme de diferentes formas, como por exemplo: linha telefônica, internet, SMS, GSM, podendo, inclusive, utilizar mais de uma forma ao mesmo tempo.

No sistema de alarme também estão incluídos vários tipos de sensores diferentes, visite nosso artigo “Sistema de Alarme -Tipos de Sensores e Suas Aplicações” para conhecê-los. [Veja aqui]

  • Sistema de CFTV

Como vimos, a cerca elétrica serve para impedir a invasão do ambiente e o sistema de alarme para alertar caso isso aconteça. Mas e o que dizer do sistema de CFTV? A função principal dele é monitorar e registrar do que acontece dentro ou no entorno do ambiente a ser protegido. Para isso, a escolha de câmeras adequadas em cada situação é essencial. Felizmente, os sistemas de CFTV, com o passar dos anos, tiveram avanços tecnológicos significativos. Hoje, por exemplo, já existem câmeras que conseguem filmar em cores mesmo em ambientes com pouca iluminação e as resoluções de imagem são cada vez maiores. Além disso, muitos fabricantes oferecem produtos com analíticos de imagem embarcados nos equipamentos capazes até de reconhecer pessoas e carros.

Agora que listamos quais elementos compõem um Sistema de Segurança Eletrônica, devemos salientar que, como tudo na vida, a qualidade dos equipamentos instalados faz uma diferença enorme no resultado final. Embora sejam mais baratos, e às vezes, nem tanto, equipamentos de qualidade inferior não oferecem garantias de eficiência, durabilidade, confiabilidade e os recursos que encontramos em equipamentos de qualidade e sofisticação superiores. Normalmente, investir em equipamentos de má procedência se traduz em mais problemas do que soluções, e no final das contas quem sai mais prejudicado nesse processo é você, sua família e seu patrimônio. Lembre-se: O barato pode sair muito caro!

Será que qualquer profissional ou empresa da área está realmente habilitada a me oferecer a solução adequada à minha necessidade?

A escolha da empresa certa talvez seja ainda mais importante do que saber quais equipamentos serão necessários para a proteção do seu lar. Isso porque, quando se escolhe uma empresa qualificada e comprometida em resolver os problemas do cliente e não em apenas ganhar o dinheiro dele, as chances de se ter um diagnóstico acertado sobre as suas necessidades e, consequentemente, um projeto bem estruturado com equipamentos de ponta aumenta muito.

O mínimo que se espera é que a empresa tenha credenciais para utilizar os equipamentos que se propõe a instalar. Por isso, sinta-se à vontade para pedir as certificações dos técnicos que irão atuar na sua residência. Dessa forma, você tem a certeza que a empresa sabe o que está fazendo.

Outro aspecto importante a ser levado em conta é o pós-venda. Algo muito recorrente no mercado é a contratação de prestadores de serviços que oferecem serviços e produtos mais em conta, porém, que não estão tão preocupados com as necessidades do cliente, bem como, com a longevidade do sistema que foi instalado. O resultado é que grande parte dos sistemas já instalados apresentam problemas crônicos, que poderiam ter sido evitados apenas por contratar a empresa certa para a solução do problema.

Por esta razão, busque soluções com empresas que pensam primeiro em atender às suas necessidades antes de ver quanto isso vai custar. Além disso, busque aquelas que estão dispostas a oferecer assistência por meio de manutenções regulares ou até mesmo locação dos equipamentos. Dessa forma, você poderá ter a tranquilidade de saber que sua casa está mais protegida.

Esperamos que este artigo possa ajudá-lo na importante decisão de utilizar a segurança Eletrônica em favor da proteção daquilo que é mais precioso para você. Sinta-se à vontade para nos contatar caso você tenha interesse. Nós da Altima Tech teremos prazer em ajudá-lo.

One Response to Segurança Eletrônica para Proteção Residencial – O que você precisa saber?
  1. Gostei da matéria.


[top]

Deixe seu comentário aqui!

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Powered by