Sistema de Alarme: Tipos de Sensores e suas Aplicações – Altima Tech

Um sistema de alarme tem como função principal detectar invasores e alertar sobre o ocorrido. Esse alerta pode ser feito de várias formas e, inclusive, de mais de uma forma ao mesmo tempo. Mas para que isso aconteça, é necessária, além da utilização de uma central que irá processar as informações recebidas, a utilização de sensores adequados em cada tipo de situação.

Neste artigo, vamos nos concentrar em alguns tipos de sensores, suas funcionalidades e aplicações.

  • Sensores magnéticos

Trata-se basicamente de terminais elétricos que se mantêm em contato devido à ação magnética produzida por um imã. À medida que o imã se afasta, os terminais deixam de estar em contato. Esse processo é detectado pela central que, por sua vez, gera o alarme, se for necessário.

Esse tipo de sensor é especialmente útil para detectar a abertura ou fechamento de portas e janelas. Dependendo do modelo do sensor, ele pode ser com ou sem fio. Eles podem ser instalados sobre a superfície, ou em alguns casos, embutidos em portas, janelas e até mesmo em portões.

  • Sensores Infravermelhos Passivos (IVP)

Eles recebem esse nome porque não emitem nenhum tipo de sinal, apenas recebem. Eles detectam a variação da irradiação infravermelha produzida pela presença de uma pessoa.

Hoje, os sensores IVP de melhor qualidade contam com vários elementos de captação de infravermelho em cada lente e softwares que ajudam a evitar disparos falsos. Além disso, alguns modelos são projetados para não detectar animais de estimação até 45Kg.

São, provavelmente, os sensores mais versáteis e dependendo do modelo podem ser instalados em paredes, janelas e até no teto, tanto em áreas internas quanto externas. Para o funcionamento correto, os sensores IVP precisam de uma referência de temperatura, como por exemplo, uma parede.

  • Sensores Infravermelhos Ativos (IVA)

Ao contrário dos sensores IVP, os sensores infravermelhos ativos emitem constantemente um ou mais feixes de luz infravermelha entre um emissor e um receptor. A detecção acontece quando algo interrompe esses feixes. Nesse caso, não existe diferenciação do que gerou o alarme. São sensores mais adequados para a proteção de perímetros, podendo ser instalados principalmente em muros ou cercas.

  • Sensores de Dupla tecnologia

Esses sensores se valem de duas tecnologias distintas para produzir um resultado mais eficiente. A primeira é a mesma dos sensores IVP, que detecta a variação de temperatura produzida pelo corpo humano. Já a segunda funciona com base em micro-ondas que são emitidas pelo sensor e ao colidirem com um corpo humano são absorvidas pelo mesmo, gerando um retorno característico para o sensor. Esse fenômeno é conhecido como efeito Doppler.

Esse tipo de sensor tem basicamente as mesmas aplicações dos sensores IVP, mas com a vantagem de ser ainda mais confiável.

  • Sensores IVP Cortina

São sensores do tipo IVP, porém projetados para detectar a movimentação de pessoas através de elementos de captação em suas laterais. Assim, eles funcionam como uma barreira de detecção. Eles são recomendados para proteger áreas com várias portas ou varandas, por exemplo. Por se tratar se um sensor IVP, eles também precisam de referências em suas laterais para funcionar corretamente.

  • Sensores de Quebra de Vidro

Como o nome já nos diz, são sensores especializados em detectar quando vidros de portas ou janelas são quebrados.

Recomenda-se sua utilização para locais com grandes vitrines ou portas de vidro. Devem ser instalados com outros tipos de sensores para garantir que o intruso será detectado, caso o mesmo acesse o ambiente sem quebrar nenhum vidro.

Agora você já conhece as principais opções de sensores utilizados em sistemas de alarme. Mas lembre-se de que a aplicação de cada tipo de sensor está condicionada a um grande número de variáveis. Por isso, é muito importante recorrer a profissionais qualificados e com experiência para auxiliá-lo na escolha da melhor solução para a sua necessidade.

One Response to Sistema de Alarme: Tipos de Sensores e suas Aplicações
  1. […] No sistema de alarme também estão incluídos vários tipos de sensores diferentes, visite nosso artigo “Sistema de Alarme -Tipos de Sensores e Suas Aplicações” para conhecê-los. [Veja aqui] […]


[top]

Deixe seu comentário aqui!

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Powered by